Lurdes Saraiva
«Fiquei tão impressionada com as pessoas do Cambodja - têm sempre um sorriso no rosto, apesar da extrema pobreza em que a maioria vive. Fiz uma pesquisa na internet e foi assim que encontrei o CCF - Cambodian Children's Fund.»
Lurdes Saraiva, Portugal
Lurdes Saraiva é professora reformada de Inglês e Alemão e mãe dedicada de dois filhos já adultos. Antes de visitar o Cambodja, estava ao corrente de que o país havia estado sob o domínio da severa ditadura do Khmer Rouge, responsável por um extermínio massivo da população daquele país. Sabia ainda que o povo Cambodjano era amplamente conhecido pela sua simpatia e hospitalidade. Após a sua primeira visita ao país, em 2008, ficou deslumbrada com a beleza das paisagens e, sobretudo, do povo, e ao investigar um pouco mais acerca daquele lugar especial, descobriu o CCF - Cambodia Children's Fund.
O fundador do CCF, Scott Neeson, foi presidente da produtora cinematográfica 20th Century Fox. Durante uma viagem ao Cambodja, em 2003, testemunhou a miséria em que viviam muitas crianças e as suas famílias e já não se sentiu capaz de regressar à sua vida de abundância. Vendeu os seus bens, mudou-se para o Cambodja e criou o CCF (https://www.cambodianchildrensfund.org/).
Lurdes decidiu, então, patrocinar uma criança e contactou o CCF. Quando lhe perguntaram se preferia rapariga ou rapaz, disse que isso não importava. Foi-lhe designada uma menina de 15 anos, Srey Rath, e assim começou a bonita relação entre ambas, alimentada através de e-mails e visitas regulares. O valor anual para patrocinar uma criança é de 1200 dólares (ou mais, se assim se desejar).
Actualmente, Srey Rath frequenta a universidade, onde estuda Gestão, e permanecerá sob o cuidado do CCF até que se torne totalmente independente.
Lurdes refere-se sempre a Srey Rath como a sua filha cambodjana.
Junho, 2015.
Texto escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico.
Crianças do CCF no Museu Nacional do Cambodja, em Phnom Phen